Cálamo
O cálamo mencionado em Êxodo 30 é uma cana.
A raiz hebraica da palavra mirra significa fluir e a raiz para cálamo significa levantar-se. O cálamo (cana), cresce no pântano ou lugares úmidos. Mas, embora, cresça no pântano, é capaz de subir rapidamente em seu crescimento.
De acordo com a seqüência das especiarias, o cálamo representa a ressurreição do Senhor Jesus no lugar da morte. O Senhor foi posto em um pântano, numa situação de morte, mas pelo Espírito, em ressurreição, Ele levantou-Se, ficou, e está em pé. O cálamo, portanto, representa a ressurreição preciosa de Cristo.
Em Mateus 12:20, quando a palavra nos diz: "não esmagará a cana quebrada..." é uma alusão ao cumprimento profético literal da ressurreição de Jesus. Experimentamos isto de um modo espiritualmente prático conforme Romanos 8:9-11, que nos diz:
"Vós, porem, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."
Versículos na Bíblia referentes à cálamo: Ct.4:14 - Ex.27:19 |
lagoinha@prsilvio.com.br |
Instagram: @silviofernandesthd/ |